top of page
Buscar

■ É só uma questão de tempo

  • Foto do escritor: Rubens Marchioni
    Rubens Marchioni
  • 29 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

No projeto original, tudo era diferente. Havia beleza e harmonia. Ser habitante do planeta chamado Terra era viver uma experiência única.

Mas aí o ser humano tomou conta da a história. Criou. Inventou. Produziu. Desenvolveu a dimensão de posse e descobriu que ter mais pode trazer ganhos imediatos, coisa que o ser mais está longe de permitir. Começamos mal.

Para isso, bastaria apenas o domínio da arte de usar a força, subornar, apropriar-se da capacidade de produzir e, o quanto possível, manter o maior número de pessoas com um baixo nível de conhecimento. O poder de ver, julgar e agir de maneira transformadora seria visto como subversão. Isso não podia dar certo.

Pronto, estavam criadas todas as condições para o triste cenário em que o mundo foi mergulhado. Nós conseguimos chegar lá. Segundo pesquisas, quatro grandes preocupações comprometem, hoje, a qualidade de um sono cada vez mais leve e agitado: violência, corrupção, desemprego – no Brasil, a número 1 – e educação, acrescido do terrorismo, no Exterior. O fracasso do nosso projeto está em todos os cantos.

Se quisermos resolver todos esses desafios, teremos de investir toda inteligência usada para produzir as guerras que a humanidade já experimentou e aquelas que ainda estão por vir, talvez com a chancela “Made in North Corea” ou “Made in USA”. O mundo e a vida podem não resistir a tantas afrontas.

Ainda há tempo. Mas não muito.    

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
■ Não há vaga

Fátima estava um pouco – só um pouco – estressada quando voltou do fórum em torno das 14 horas, depois de saber, por meio do advogado,...

 
 
 
■ Abuso da falta de poder

Meu Deus, como havia gente naquela padaria! O aroma de pão saído do forno era aconchegante e convidativo. Talvez nem precisasse comprar...

 
 
 
■ Uma editora, por favor

Marina pegou o secador de cabelo que esperava por ela no sofá, ao lado da gargantilha vermelha escalada para ocupar seu pescoço naquele...

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page