As pessoas têm medo de ser assaltadas. A experiência de viver um sequestro aparece como algo ainda pior. Por sua vez, não suportam a ideia de serem submetidas à crítica, mesmo que justificada.
E sempre é possível cair nas garras de outra situação ameaçadora. É que trabalhando em parceria com o remorso, o sentimento de culpa anula a vontade de comer e danifica o sono, podendo matar lentamente, sem alarde. O pânico é justificado, portanto.
Ser vítima de uma doença mental? Isso é coisa pra deixar qualquer um louco de pavor. O mesmo se aplica à invalidez e à morte, que perde somente para a fobia de se expor. O que faz pensar no horror causado por uma situação de nudez involuntária ou de pobreza extrema.
O envelhecimento a que todos estamos sujeitos, este causa uma inquietação que pode levar ao investimento de verdadeiras fortunas em cosméticos e afins – uma parte significativa é desviada para a academia, com sua promessa de vencer o fantasma da obesidade, que pesa tanto quanto a mutilação dos sentidos, e assusta.
O risco de resultado zero nos deixa frente a frente com o temor do fracasso. Uma situação que pode abrir as portas para um sentimento de humilhação, rejeição, inferioridade e solidão, e tudo isso apavora.
Diante de tantas e tamanhas incertezas que fragilizam a vida, melhor criar coragem e avançar. Nessa luta, quem não vence ao menos onde é possível, paga muito caro pela condição de derrotado. Preocupante, não é mesmo? ₪
Comments