Não é preciso ser vidente para ter uma ideia de como será o nosso futuro. Sem educação de qualidade, vamos continuar amargando a condição de atraso, da qual não conseguimos nos livrar.
O mal é crônico. Basta ver o que nossos estudantes andam dizendo em exames de seleção, para se ter uma ideia do quanto o quadro se agrava a cada ano.
O governo não joga claro com a Educação, o que se repete em outros setores da sociedade. É como se o poder, apesar dos discursos de posse e dos slogans infantis e mentirosos, não se desse conta de que investir sério nesta área é essencial para o nosso desenvolvimento.
Por exemplo, o que esperar de pessoas que sequer conhecem a própria vocação e ignoram o propósito das suas vidas? Depois de ouvir o relato de um jovem, às portas da universidade, confessando estar em dúvida entre cursar Direito ou Propaganda, que esperanças se podem alimentar quanto à qualidade dos produtos e serviços disponíveis para a população?
A persistirem os sintomas, tudo leva a crer que teremos médicos que seriam reprovados, num exame mais sério, para trabalhar num frigorífico. Engenheiros assinando plantas que resultariam em desabamento, enterrando vidas e sonhos. E vai por aí afora.
Ora, essa mudança só acontecerá, quando o governo trabalhar com regras claras, sem espaço para desvios e outras falcatruas. Ou seremos uma classe de pessoas reprovadas por esse acúmulo de faltas injustificadas. ₪
Comments