Falando sobre o início da carreira, Gabriel Garcia Marques lembra que na Universidade de Bogotá, começou a fazer novos amigos, que o iniciaram na leitura dos escritores contemporâneos.
Certa noite, um deles lhe emprestou um livro de contos de Franz Kafka. Gabriel voltou à pensão onde morava e começou a ler “A metamorfose. A primeira linha quase o fez cair da cama, confessa. Ficou muito surpreso.
O começo é assim: “Quando Gregor Samsa despertou, naquela manhã, de sonhos agitados, viu-se transformado, em sua cama, em um inseto gigantesco…”. Quando leu essa linha, pensou consigo mesmo que não sabia que era permitido escrever coisas como aquela – não é incomum esta sentença aparecer quando se está iniciando algo valioso. Se tivesse sabido antes, teria começado a escrever há mais tempo. Então dedicou-se imediatamente a escrever contos. Eram textos totalmente intelectuais, porque os escrevia com base em sua experiência literária. Ele ainda não havia encontrado a ligação entre literatura e vida. ₪
Comentarios