top of page
Buscar
Foto do escritorRubens Marchioni

■ Haja paciência

Quando ainda vivia na Inglaterra, fui perguntar ao Google o significado e a origem da palavra “paciência”. Claro que ele não ignora esses dados. Nem deixa abandonada, à própria falta de sorte, a criatura que recorre ao seu poder absoluto, quando busca respostas para questões de importância inquestionável.

Mas nem tudo é como a gente quer. Para chegar ao Google é preciso dispor de uma internet que funcione. Por mais que isso pareça estranho, não é exatamente o que acontece em terras da Rainha. Às vezes, é preciso ter paciência. Saber esperar pela normalidade.    

Difícil, quando já estamos acostumados a obter informações na rapidez de um “clic. Senão, lembre-se do desespero, quando no caixa eletrônico, depois de digitar a senha, o sistema nos faz esperar vinte longos segundos por uma informação. É a morte. 

A tecnologia levou embora boa parte da nossa capacidade de sermos pacientes e esperarmos que tudo chegue a seu tempo. Não raro, falamos antes da hora e, por razões óbvias, nem sempre somos ouvidos. Existem treinamentos para oratória, mas ninguém fala em “escutatória” – disso se queixou, certa vez, o mestre Rubem Alves.   

Paciência. Assim que a internet voltasse a funcionar, eu começaria tudo de novo, a partir de encontrar uma definição inteligente e pouco apressada para esta palavra com prazo de validade para depois de amanhã.

Será que conseguiria esperar? ₪

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

■ Não há vaga

Fátima estava um pouco – só um pouco – estressada quando voltou do fórum em torno das 14 horas, depois de saber, por meio do advogado,...

■ Abuso da falta de poder

Meu Deus, como havia gente naquela padaria! O aroma de pão saído do forno era aconchegante e convidativo. Talvez nem precisasse comprar...

■ Uma editora, por favor

Marina pegou o secador de cabelo que esperava por ela no sofá, ao lado da gargantilha vermelha escalada para ocupar seu pescoço naquele...

Comments


bottom of page