top of page
Buscar

■ Estados Unidos e Coreia: problemas de comunicação

  • Foto do escritor: Rubens Marchioni
    Rubens Marchioni
  • 20 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

De um lado, a intolerância quase religiosa dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte. O ditador lunático deseja fazer o que bem entende, sem pensar na tragédia non-sense que a sua inconsequência pode causar.

De outro, a busca por uma aproximação dos EUA com o Brasil. O que pode ser positiva para suprir a nossa necessidade de desenvolvimento em diferentes áreas.

Temer e Trump: aliados? Se for o caso, o mesmo não se pode dizer em relação ao papa Francisco. Ele recusou o convite do presidente brasileiro para uma visita do sumo pontífice. A coerência falou mais alto na hora da decisão. E ficou acertado que Francisco não viria porque não deseja compactuar com os principais atores da atual crise brasileira, desumana acima de tudo.

A determinação americana, retratada nos ataques à Síria e Afeganistão, pode preencher a agenda de Trump, inviabilizando o encontro entre os dois presidentes. Isso vai acontecer, sobretudo, se o ditador da Coreia persistir na ideia de fazer testes nucleares e de mísseis do regime norte-coreano. Nisso tudo, a única certeza que temos é a de que, até prova em contrário, hoje é hoje, eu sou eu, você é você e jacaré é um bicho. 

Em tempos de efervescência bélica e ideológica, a via mais segura para uma saída inteligente pode estar na comunicação não-violenta. A teoria foi desenvolvida pelo doutor Marshall B. Rosemberg, amigo de Gandhi. Ela está disponível no Brasil em livro homônimo e imperdível, publicado pela Editora Ágora. O grande achado faz história por ser largamente usado na solução de conflitos em territórios corporativos e políticos, com resultados surpreendentes.

Coreia e EUA bem poderiam deixar o mundo em paz. Afinal, existe uma crise permanente nesse “mundo líquido”, e poderemos nos dar por satisfeitos se conseguirmos entregar o planeta em condições mínimas de uso para as próximas gerações. Sempre com as bênçãos de tudo o que há de mais sagrado, não importa de onde vier, amém. 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
■ Não há vaga

Fátima estava um pouco – só um pouco – estressada quando voltou do fórum em torno das 14 horas, depois de saber, por meio do advogado,...

 
 
 
■ Abuso da falta de poder

Meu Deus, como havia gente naquela padaria! O aroma de pão saído do forno era aconchegante e convidativo. Talvez nem precisasse comprar...

 
 
 
■ Uma editora, por favor

Marina pegou o secador de cabelo que esperava por ela no sofá, ao lado da gargantilha vermelha escalada para ocupar seu pescoço naquele...

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page