top of page
Buscar
  • Foto do escritorRubens Marchioni

■ Empresa e trabalhador: o lado positivo da crise

Hoje estamos mergulhados num cenário de falta generalizada de emprego. Ele reduz o potencial de crescimento do país, porque impede as pessoas de contribuir com atividades como o consumo e tudo o que ele implica. No entanto, vista por outro ângulo, pode-se enxergar oportunidades trazidas por essa crise, palavra que sugere momento difícil, decisões rápidas, mudança súbita, discernimento, nunca de desespero ou coisas do gênero.

O desemprego empobrece as famílias, esse é um dado inquestionável. Não bastasse esta carência, elas convivem também com o processo de envelhecimento das pessoas, em geral, aposentadas. Gente que não apenas deixa de produzir bens, serviços e recursos financeiros, mas passa a requerer cuidados e investimentos como só acontece nesta fase da vida. Afinal, esse é o momento em que suas necessidades são potencializadas e não perdoam o descuido.

Enquanto o fenômeno se verifica, surge um espaço que muitos vêem como a chance de voltar ao trabalho, para a criação de empresas especializadas em cuidar dos idosos em seu período de descanso e urgência de mais atenção. O que é bom, porque, além de tudo, cria-se uma saída para quem busca novas alternativas de trabalho, em geral, como autônomo, visando também à reposição do salário de quem saiu de campo.

Como se sabe, ser dono do próprio nariz requer uma dedicação maior, distribuída numa carga horária idem e nada previsível. Mas eis a boa notícia: quem não dispõe de tempo integral para atuar como cuidador, sabe que enquanto trabalha, seus dependentes estão sendo tratados por profissionais de fino trato. Ponto para quem precisa cuidar da atividade profissional, hoje tão desafiante. Afinal, toda tranquilidade é sempre bem-vinda e se justifica.

Sem grande euforia, que não é o caso em tempos de reconstrução quase embrionária, pode-se dizer que a conta fechou. Idosos vivendo dignamente, enquanto profissionais da ativa empenham-se com liberdade para entregar mais do que foi prometido. E isso vale para todas as áreas, incluindo a empresa, os relacionamentos, a escola, a igreja, a política etc.  

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

■ Abuso da falta de poder

Meu Deus, como havia gente naquela padaria! O aroma de pão saído do forno era aconchegante e convidativo. Talvez nem precisasse comprar nada. Bastava a possibilidade de fruir aquela sensação que falav

■ Uma editora, por favor

Marina pegou o secador de cabelo que esperava por ela no sofá, ao lado da gargantilha vermelha escalada para ocupar seu pescoço naquele dia. O incenso entregava o aroma de sândalo. O cabelo ainda esta

■ O enfermo

Quando arabela chegou, o paciente já havia sido atendido pelo médico. Naquela manhã o Pronto Atendimento estava mais calmo, talvez não tenham existido muitos ferimentos, não tenham aparecido sintomas

bottom of page