■ Calma, o controle emocional é democrático
- Rubens Marchioni
- 10 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
VOCÊ QUER TER controle emocional, porque sabe que ele é essencial à qualidade das suas relações, em todos os lugares. Talvez já tenha vivido experiências que provaram o quanto essa carência causa aborrecimentos evitáveis.
Mas tudo isso pode mudar, porque o controle é democrático e acessível. E não estou falando de nada extremamente difícil. Basta treinar um pouco algumas atitudes que lembro aqui.
Temperança, para encarar as adversidades com serenidade. Antecipar-se aos desafios, para não ser apanhado de surpresa. Saber, saber fazer e querer fazer – aperfeiçoar-se constantemente, para entregar mais. Assertividade e objetividade na comunicação, para não ser pego em alguma armadilha que comprometa a estabilidade emocional. Criatividade e senso de humor, para encontrar respostas originais a perguntas inesperadas. Organização interna, para não ser surpreendido no meio do caos. Assumir a própria história, com foco nos objetivos e disposição para riscos calculados. Generosidade e empatia, para tornar mais humanas as relações. Por fim, lembrar que nem tudo é sobre você, isto é, não existe um tribunal pronto para julgá-lo, e você pode manter a calma, que nada tem a ver com comodismo.
Agora chegou a sua vez. Comece hoje mesmo o seu projeto de construção de um novo ser humano, mais centrado, dono de si mesmo e com a segurança necessária para enfrentar desafios e vencer. ₪
RUBENS MARCHIONI é palestrante, redator publicitário, jornalista e escritor. Eleito Professor do Ano no curso de pós-graduação em Propaganda da Faap. Autor dos livros Criatividade e redação, A conquista e Escrita criativa. Da ideia ao texto. http://rubensmarchioni.wordpress.com
Comments